segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conclusão - O que você não vê.



Pergunta: A luz refletida no gelo/neve pode causar câncer?

Componentes: Bruna Schmitt   - 06
            Rodrigo Romeu - 27

E-mail do grupo: oqvnv221@hotmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá! Chegamos ao fim do nosso trabalho e com isso, esperamos ter conseguido responder a pergunta:
A reflexão da luz no gelo/neve pode causar câncer? 

A resposta é: A reflexão da luz nessas superfícies pode sim causar câncer.

Mas como?

Como vimos nas postagens anteriores, um câncer acontece quando alguma célula do corpo sofre alguma alteração genética. Essa alteração genética nem sempre pode causar danos, mas quando causam, essas células alteradas geneticamente se espalham rapidamente, atingindo diversos lugares do nosso organismo, que, se não forem tratados, levam à morte. Pois bem, nesse papo de câncer, temos que ter em mente que os principais tipos de câncer que a radiação UV vai causar serão os de pele. Por quê? Porque a maioria da radiação UV que recebemos é absorvida pelas células da pele. Já que a pele é a parte do nosso corpo que mais se mantém em contato com a luz do Sol, obviamente o estrago será feito só ali, e dali ele será espalhado, se for o caso.
O câncer de pele pode atingir todas as camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme) dependendo do seu tipo e da sua gravidade, visto que um câncer se espalha rapidamente.


Estamos falando da luz que vem diretamente do sol. Essa sim, sabemos que pode prejudicar a nossa saúde, mas e quando a luz é refletida em alguma superfície, será que ela tem o mesmo efeito? E de novo, a resposta é SIM.

Os raios UV são carregados juntos com a luz, mesmo que ela seja refletida. É fato que uma parte dessa reflexão se perde no momento em que a luz é refletida, mas grande parte continua viajando, e é essa parte que nos prejudica. Alguém já se perguntou por que Alpinistas na neve usam óculos escuros? Por uma questão de estilo? Não. Por que a neve/gelo refletem a radiação UV intensamente, fazendo o uso dos óculos um requisito de segurança necessário nesse tipo de viagem. Se as devidas precauções não forem tomadas, é possível desenvolver cataratas e até mesmo câncer nas pálpebras e na região em volta do olho.

Além disso, existem alguns agravantes que fazem com que a quantidade de radiação UV que nós recebemos sejam maiores ainda. Na água, quando refletida, a radiação UV tem sua intensidade aumentada 5% em relação à exposição direta, na areia e no concreto 17%, e em superfícies metálicas e na neve, incríveis 85%. Além disso, a altitude influencia na intensidade dos raios UV. À cada 300 metros, a intensidade dos raios UV aumenta em 4%. Isso ajuda ainda mais a confirmar nossa resposta.

A reflexão da luz na neve/gelo ocorre de maneira irregular, o que requer óculos próprios para isso, que protejam muito bem os olhos, já que a radiação virá de várias direções.


Mas voltando à nossa pergunta: e como fica o câncer de pele? 

Bom, provavelmente são raros os casos de câncer de pele na neve, visto que para andar na neve são necessários agasalhos, óculos escuros, tocas, luvas. Dessa maneira, a luz não consegue penetrar até chegar na nossa pele.
Poderíamos, no entanto, criar alguma situação hipotética, de alguém sem roupas, no meio da neve (embora não faça muito sentido) para afirmarmos a nossa resposta, mas, mesmo assim, seria necessária a exposição prolongada para causar algum tipo de câncer. Temos que ter em mente que quando falamos em exposição prolongada, estamos falando de anos de exposição à radiação UV. Por esse motivo, o câncer de pele é muito mais comum em pessoas com mais de 40 anos do que em crianças, por exemplo.


Considerações finais

Concluímos o trabalho tendo certeza da resposta da nossa pergunta, de que a luz refletida na neve/gelo pode sim causar câncer (aliás, qualquer objeto que reflita luz junto com a radiação UV pode causar câncer). Como não foi especificado o tipo de câncer na pergunta, através da pesquisa descobrimos que os mais normais em relação à radiação UV são os de pele e o dos olhos (sendo este último bastante comum na neve/gelo por imprudência humana), e isso faz com que tenhamos uma resposta afirmativa sobre o assunto.

A luz refletida na neve/gelo pode causar câncer?

Pode, e são eles o câncer nos olhos e o câncer de pele se de alguma maneira a pele ficar exposta à radiação UV por muito tempo.


                 Dr. Paulo Freire
     OncoGuia
                 CK

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Snowblindness - A cegueira da neve

Você conhece a cegueira da neve?


A cegueira da neve é a vilã de povos que vivem em contato com a neve e é muito comum por duas causas: a reflexão dos raios UV na neve,  e imprudência dos moradores ou visitantes da região.







-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas o que, afinal é a cegueira da neve? 

Primeiramente, a cegueira da neve pode ser temporária ou permanente, por isso é preciso cuidados especiais com os olhos em regiões onde há neve.

Os principais sintomas são:


- Dor e ardor nos olhos. Sensação de "areia" nos olhos;

- Olhos irritados;

- Inchaço na região dos olhos;

- Visão Turva;

- Grande sensibilidade à luz.





O que acontece?


A região dos olhos é intensamente atacada pelos raios UV refletidos pela neve e vindos do sol. Basicamente, a cegueira da neve é uma queimadura de sol. Só que nos olhos.


Como prevenir?


ScreenHunter_03 Dec. 01 03.31.jpg
USANDO ÓCULOS DE SOL. Basicamente isso. Se você for alpinista ou algo do gênero, pode tentar óculos especiais para o esporte, onde a proteção não é só frontal.
Já que a reflexão da luz na neve ocorre de forma difusa, os óculos apresentam uma proteção em todos os lados do óculos, impedindo assim, que a luz entre.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vídeo explicativo




O vídeo está em inglês. Se alguém entende, ótimo. Para os que não entendem, aqui vai a tradução:

Narrador: A neve brilhante é uma bela visão nessa época do ano, a menos que você passe muito tempo nela.

Dr. Fries: A cegueira da neve é uma exposição UV causada na superfície do olho e geralmente acontece na época de inverno quando a luz do Sol reflete na neve. É a mesma coisa que uma queimadura de Sol, mas afeta a superfície do seu olho. 

Narrador: Os preocupantes sinais da cegueira da neve são alguns que muitos de vocês já estão familiarizados.

Dr. Fries: Número 1: Seu rosto começa a queimar, e se você não estiver usando óculos, você percebe que a superfície dos seus olhos estão provavelmente da mesma maneira. A segunda seria se você começasse a sentir uma irritação como se houvesse areia nos seus olhos, isso é o sinal de que as suas células estão sendo queimadas, assim como na pele no caso de uma queimadura de Sol.

Narrador: Dr. Fries diz que a combinação da luz do Sol e da luz refletida neve pode levar à um dano ainda maior nos seus olhos.

Narrador: Os óculos de Sol normais podem prevenir a cegueira da neve para "entusiastas de quintal", mas eles podem querer ainda mais.

Mike Snell: Nós recomendamos os "Belay Goggles" (óculos de alpinismo ou prática de esporte que envolvem todo o olho) pois eles têm a proteção UV diretamente nas lentes que são feitas de policarbonato e são bem resistentes à impactos, além do fato dos óculos apresentarem duas lentes de proteção ao invés de uma só.

Narrador: Mesmo com esses óculos, existem alguns que irão se encaixar em cima do próprios óculos normais, e você pode ainda pegar um desses.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, espero que tenham entendido o vídeo, qualquer dúvida, perguntem nos comentários que nós responderemos! Obrigado!

Fontes: Extremos
            Mochileiros.com

Obs: a postagem foi corrigida